O que é o Proconsumidor, qual a sua importância e quais os impactos para as empresas

Conheça o Proconsumidor, uma iniciativa da SENACON para centralizar dados de defesa do consumidor no Brasil. Saiba como essa unificação beneficia empresas e clientes, mas também descubra como a eficácia vai além da plataforma e exige resposta eficiente das empresas por meio de parcerias estratégicas

Lançado a pouco mais de um ano, iniciativa visa trazer mais agilidade e qualidade nas tratativas entre empresas e consumidores

Anunciado ainda no primeiro semestre do ano passado, o Proconsumidor é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) que visa reunir dados de todos os Procons e demais órgãos de defesa do país, centralizando informações como: denúncias, reclamações e consultas em apenas um sistema, substituindo a plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). É praticamente unânime no mercado que o lançamento traz ganhos para todos os elos, clientes e empresas.

Isso porque, com a unificação em um só sistema, fica mais rápido, fácil e assertivo responder a um questionamento, principalmente se a empresa atuar nacionalmente, levando mais eficácia a todo o processo. Assim, as empresas poderão visualizar e responder demandas de todo o Brasil, por meio de um único cadastro e forma 100% online. A implantação do ProConsumidor já foi realizada em mais de 600 órgãos de defesa do consumidor, entre Procons (estaduais e municipais) e Defensorias Públicas e a meta do governo é que o sistema esteja disponível em todo o País até o fim de 2023.

Entretanto, é fundamental destacar que a eficácia do Proconsumidor – e de todas as iniciativas que visam aperfeiçoar a relação empresas/consumidor – está diretamente relacionada à capacidade das empresas de lidar com as manifestações de seus clientes. No exemplo que apresentei aqui, de uma empresa nacional, é crucial que existam áreas estruturadas para responder e solucionar as demandas dos consumidores. Nesse sentido, uma operação como a SGR – Serviço de Gerenciamento de Reclamações da New Space se destaca como um excelente parceiro.

Mesmo com uma plataforma centralizada e eficiente, é crucial que as empresas tenham áreas estruturadas para responder e solucionar as demandas dos consumidores. Afinal, uma plataforma robusta como o Proconsumidor só será realmente efetiva se as empresas estiverem prontas para ouvir e atender as preocupações dos seus clientes, fortalecendo assim a confiança e satisfação do público. Portanto, é um passo essencial para uma relação saudável entre consumidores e marcas, contribuindo para a construção de um ambiente de consumo mais transparente e confiável.