Fraudes Digitais: conheça os 9 setores mais atingidos

Ataques virtuais podem atrapalhar negócios e prejudicar a imagem das empresas. Saiba como se proteger das fraudes digitais. 

O avanço da tecnologia tem facilitado, em muitos aspectos, o desenvolvimento das ações de empresas para que elas cresçam no mercado. Junto às vantagens, ocorrem as fraudes digitais, identificadas por muitos empresários como a maior concorrente dos negócios.

Qualquer organização deve estar preparada e conhecer como os fraudadores atuam para poder combater o problema por meio de recursos operacionais e jurídicos. É preciso estar um passo à frente dos criminosos.

Quem trabalha criando situações de fraudes digitais possui os mais sofisticados métodos estratégicos e objetivos calculados claramente para que o crime ocorra e ele tire o máximo de vantagens.

Diante desse quadro, é importante que você saiba que setores são os mais atingidos para que possa tomar as medidas necessárias e criar obstáculos que visam proteger sua empresa desse problema que vem sendo discutido em todo o mundo.

Números que preocupam

Após um levantamento nacional, o Grupo New Space divulgou o “Relatório de Fraude e Risco – Contrainteligência e Inteligência Cibernética como Proteção no Combate à Fraude 2018”. Os números obtidos nesse resultado são alarmantes.

Dados da pesquisa revelam que, anualmente, a quantidade pessoas que são alvos de cibercrimes é em torno de 60 milhões. As perdas totalizam, em média, US$ 20 bilhões e cada vítima perdeu por volta de 34 horas para resolver os problemas causados pelos ataques.

No contexto empresarial, o levantamento nacional mostrou que, apesar de todas as medidas tomadas para evitar fraudes, o setor financeiro é o mais atingido e registra 73% das fraudes digitais. 

9 setores que mais sofrem com fraudes digitais

  • Bancos e financeiras

Esse setor é alvo fácil de fraudes que ocorrem por meio de duas variáveis: consumidores (dados pessoais, cartões de crédito e cartões fidelidade) e canais de comunicação (transações feitas por telefone, aplicativos e caixas eletrônicos).

  • Varejo

A maior incidência de fraudes nesse setor está relacionada ao comércio online. Nesse contexto, os criminosos clonam cartões de crédito por meio do roubo de informações de dados de clientes.

  • Setor aéreo

O fraudador usa cartões de crédito clonados na compra de uma passagem. Depois, revende o bilhete por meio de canais alternativos, como redes sociais ou deep web por um valor muito abaixo do mercado. Muitos consumidores finais acreditam que estão adquirindo um ticket autêntico.

  • Hotelaria

As reservas por e-mail ou formulário eletrônico são os portais para ações fraudulentas nesse setor. Criminosos se aproveitam do fato de algumas empresas cobrarem parte do valor no ato da reserva e usam cartões clonados de clientes.

O sistema dos hotéis é invadido, principalmente, com a chegada do verão. O mesmo ocorre com bares e restaurantes.

  • Telefonia

Dados de consumidores são utilizados por criminosos para abertura de contas de celulares ou compra de aparelhos.

Esse ato é apenas o início de grandes operações em que os fraudadores compram telefones para ter acesso a comprovantes de residência e, assim, abrir contas em bancos e solicitar empréstimos usando nomes de outras pessoas.

  • Automóveis

Um dos esquemas de fraude nesse setor ocorre por meio do financiamento de veículos que não existem, ou não estão disponíveis para venda. Esse tipo de esquema depende do acesso ao sistema de financiamento dos bancos.

Esse acesso é concedido pelas instituições financeiras às lojas de veículos e os fraudadores usam esse sistema para conseguir o dinheiro do financiamento.

  • Saúde

Por meio de informações pessoais identificáveis, as fraudes ocorrem pela venda de registros de dados e pela extorsão de indivíduos com esquemas de sequestros virtuais de dados. Isso faz com que hospitais tenham que pagar o “resgate” para reaver os dados de seus pacientes.

  • Serviços

Por meio dos recursos de publicidade, os fraudadores oferecem promoções usando nomes de empresas reais. Os possíveis consumidores são conduzidos a páginas que solicitam dados pessoais e adiantamento de pagamentos para serviços inexistentes.

  • Abertura de empresas

O roubo de também pode servir para que criminosos abram empresas que de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.

Como combater fraudes digitais

Homem apontando para símbolos e gráficos - fraudes digitais

Como você pode notar, nenhum setor escapa de esquemas de fraudes virtuais. Portanto, para proteger sua empresa, é preciso que você utilize técnicas de contrainteligência.

Isso se dá a partir de um conjunto de ações que têm como objetivo a proteção de dados e de infraestruturas. Essas técnicas servem para criar uma barreira e impedir que ações ilegais sejam feitas por meio do acesso a informações pessoais e sigilosas.

A New Space trabalha para que a área de segurança de informações de sua empresa seja fortalecida através de quatro pilares: disponibilidade, integridade, confidencialidade e autenticidade.

Dentre os serviços oferecidos está o Fraud Monitor.  Com uso de inteligência e contrainteligência cibernética, criamos uma base de dados que englobam blacklist de cartões de crédito e de débito, credenciais de acesso, dados pessoais e antiphishing para websites para prevenir fraudes.

Além disso, oferecemos o serviço de consultoria em segurança cibernética. Uma equipe de profissionais especializados e altamente capacitados está pronta para dar à sua empresa o melhor atendimento personalizado.

Junto com você, criaremos ações e medidas de segurança que mais se adéquam à realidade do seu negócio.  Nosso trabalho fará com que a imagem da sua empresa seja sempre positiva. Conheça nossos serviços e proteja sua empresa das fraudes digitais.