Setor de E-commerce deve crescer 17% ao ano no Brasil até 2021

O setor de e-commerce deve crescer 17% ao ano no brasil até 2021, de acordo com pesquisa realizada pela DHL, grupo multinacional de transporte expresso e logística.

Segundo o estudo, que mapeia o comportamento deste modelo de negócio em toda América Latina, o crescimento na região deve ser de 22% no mesmo período. O Brasil é o segundo país com maior expectativa de crescimento na AL, ficando atrás apenas do México, que deve crescer 25%.

A pesquisa divide a região em três segmentos: mercados maiores, como Brasil e México, que são a porta de entrada para muitos players de e-commerce; os de médio porte, como Colômbia, Argentina, Chile e Peru; e os menores, localizados na América Central e no Caribe.

Segundo a DHL, os segmentos de médio e pequeno porte oferecem um potencial significativo para o crescimento do comércio eletrônico cross-border, com capacidade para estocar produtos e atender a diversas localidades de forma rápida e com baixo custo.

“O setor continua relativamente em desenvolvimento na região, por isso ainda há espaços para os varejistas estabelecerem uma base e para os operadores de logística os apoiarem, construindo cadeias de suprimentos para um e-commerce eficiente”, afirma Matthias Heutger, chefe global de Inovação e desenvolvimento comercial da DHL.

O estudo aponta que as empresas que se conectam emocionalmente ao consumidor final têm o poder de sucesso em suas vendas on-line.

Outras tendências ressaltadas são que os grandes players costumam abrir caminho, facilitando a transação on-line para consumidores e vendedores, enquanto as mídias sociais se tornam cada vez mais importantes para influenciar as decisões de compra.

A logística, entretanto, ainda aparece como um dos principais desafios para um crescimento mais dinâmico na América Latina.

Veja também: Como proteger o seu E-commerce?

Dicas para e-commerce

Principais problemas do setor

De acordo com a pesquisa, os principais problemas são: os entraves e a lentidão do desembaraço aduaneiro, congestionamentos e infraestrutura abaixo do ideal para entrega no last mile, além da complexidade dos processos de logística reversa para devoluções.

No caso das devoluções, os índices de trocas são altos e, quando isso acontece, existe a falta de lucro e rentabilidade.

O conhecimento específico de logística do setor de E-commerce também está na lista, assim como a cooperação entre indústrias – com comerciantes, fornecedores de tecnologia e logística trabalhando em sincronia.

Para a DHL, o e-commerce é uma das quatro principais tendências globais e por isso faz parte da estratégia corporativa até 2025.

Para ter sucesso em seu E-commerce, conte com as soluções do Grupo New Space!

A empresa possui um centro de monitoramento de negócios que melhora a velocidade e a eficácia das suas operações, por meio de controles automatizados para gestão em tempo real.

Com ele, seus indicadores ficam visíveis 24h por dia, 7 dias por semana, possibilitando uma ação rápida e assertiva sempre que houver necessidade.

Fonte: Baguete.