Relatório da New Space aponta aumento de casos de crimes cibernéticos

Confira a 5ª Edição do Relatório Anual de Riscos e Fraudes no Cenário Cibernético produzido pelo time da NS Prevention

riscos e fraudes

Anualmente, o time da NS Prevention, unidade de negócios do Grupo New Space especializado em Segurança Digital, produz o Relatório Anual de Riscos e Fraudes no Cenário Cibernético, que já se tornou referência no mercado e na mídia por conta das informações, dados e tendências apresentadas. Em 2020, em sua 5ª edição, o report apresenta um cenário marcado pela pandemia da Covid-19, com diversas técnicas e ataques focados no assunto.

O levantamento, que levou em consideração o primeiro semestre de 2020 frente ao segundo do ano passado como período de comparação, foi apresentado em formato de webinar pelo diretor de inteligência cibernética do Grupo New Space, Thiago Bordini, e pela analista de cibersegurança, Paula Guerra. Toda a apresentação está à disposição em nosso canal no Youtube.

O relatório aponta que:

  •  Houve um aumento expressivo no número de websites falsos, principalmente em endereços (URLs) de supostas empresas que oferecem empréstimos e de autarquias governamentais, muitas das quais simulavam os de cadastro para recebimento de auxílios.
  •  Neste último caso, ainda se destacam centenas de aplicativos falsos, que foram disponibilizados nas principais lojas virtuais. Na comparação entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro deste ano, a equipe da NS Prevention encontrou quase o dobro (49,2% a mais) de URLs criminosas.
  •  Também houve um aumento no número de fraudes registradas (26,5%), como também na coleta de malwares (9,3%), em ataques phishings (31,2%) e no de vazamento de dados e credenciais de acesso (32,7%).
  •  Além de se pautarem pelo coronavírus e atingirem tanto órgãos oficiais quanto pequenas e grandes empresas, os fraudadores estão investindo em novas técnicas de engenharia social. Uma prática que ficou bastante evidente durante o monitoramento da NS Prevention foi a utilizada por golpistas em transmissões realizadas pelos artistas.
  •  Os fraudadores se utilizam de canais do YouTube em que eles tentam ao máximo replicar o original. Quando a apresentação começa, eles passam a reproduzir o sinal ao vivo das lives oficiais, disponibilizando QR codes e contas falsas para recebimento de doações que deveriam ser destinadas às famílias afetadas pela pandemia.
  •  Outro dado apresentado pela NS Prevention mostra um expressivo aumento na comercialização ilegal de credenciais de acesso a plataformas de streaming, tais como Netflix, Amazon Prime e GloboPlay. Entre março, abril e maio de 2020, foram mais de 189 mil anúncios ilegais mapeados em diferentes canais, o que representa um aumento de 72%, quando comparamos com os três meses anteriores.

Para ter acesso ao conteúdo completo do relatório completo do Relatório Anual de Riscos e Fraudes no Cenário Cibernético, clique aqui.