New Space e Aeroporto de Viracopos: parceria estratégica para a guarda profissional de mídias backup

Na era digital, zelar pela segurança dos dados é algo primordial. Esse mantra do mundo corporativo se faz cada vez mais presente no dia a dia, principalmente no que se refere à gestão de backups. Sob o risco de serem danificados ou extraviados, há a necessidade de que o armazenamento ocorra de maneira profissional, com estrutura que garanta a preservação total dos arquivos. O Aeroporto Internacional de Viracopos, eleito o melhor do Brasil em 2021 na categoria acima de 10 milhões de passageiros/ano pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), segue à risca essa estratégia, com o diferencial de contar com um parceiro para a prestação do serviço.

O gerente de Segurança da Informação e de TI da companhia, Guilherme Dalto, conta que havia uma demanda do seu time para a guarda das fitas, compostas pelo riquíssimo acervo histórico de áreas diversas como RH, comercial, jurídico etc., e que antes ficavam armazenadas internamente. “As informações contidas são vitais para a nossa operação, por isso, nós tínhamos a preocupação de salvaguardá-las em um local que fosse mais distante e mais seguro”, explica o executivo de Viracopos. Após uma primeira experiência mal sucedida com outro fornecedor, abriram processo para contração de um novo parceiro e a opção pela New Space aconteceu por conta da empresa atender a vários dos critérios pré-estabelecidos.

“Tivemos alguns problemas de atendimento com o nosso contrato anterior, então, o upgrade no suporte e na relação foi um importante item. Além disso, fazia parte do nosso checklist uma sala-cofre que fosse certificada, que tivesse controle de acesso, proteção contra incêndio tanto interno quanto externo, frota própria, equipe especializada e interna, fácil sistema para requisição das fitas, entre outros fatores”, explica Dalto. “O apoio que prestamos, definitivamente, é um dos grandes destaques de nossa atuação”, afirma Patrícia Moreira, gerente comercial da New Space. Segundo ela, a companhia atua sempre em conjunto com o cliente, desde a definição das rotinas de trabalho, passando pelo dia a dia operacional, até se houver alguma eventualidade que não está sob contrato… Tudo é amplamente e minuciosamente acompanhado de perto pelo time.

Um dos pontos decisivos para a escolha do fornecedor era a realização de uma visita in loco para conhecer a estrutura. O executivo de Viracopos conta que “eu mesmo fui o responsável pela avaliação. Fui com a minha prancheta e com o checklist avaliar se tudo estava conforme o escopo e garantir o compliance entre o termo de referência e a proposta apresentada. A New Space foi a empresa que se mostrou a mais preparada para prestar o serviço”. Patrícia complementa que, além das questões já levantadas na concorrência, a sala-cofre possui equipamentos de climatização para controle de 100% da temperatura e da umidade, dois geradores que permitem a continuidade total das operações e que o local também permite armazenar códigos fonte, algoritmos ou qualquer outro tipo de propriedade do desenvolvedor, além de exames laboratoriais.

Com o acordo assinado, houve a migração das mídias para a sala-cofre e, a partir de então, Dalto diz que passou a trabalhar com mais segurança e sem dores de cabeça: “quando precisamos de uma fita emergencial, somos prontamente atendidos, quando necessitamos de alguma atuação fora do escopo, acontece sem maiores percalços, então, considero que a nossa mudança de fornecedor, de um contrato problemático para o de vocês, surtiu o efeito que estávamos buscando” destaca.

Parceria alçando novos voos

A relação tem sido tão positiva que o Aeroporto Internacional de Viracopos evoluiu a parceria com a contratação de outro importante serviço no portfólio da New Space: a destruição segura de mídias backup. Em mais de uma oportunidade, mais de uma centena de fitas e HDs obsoletos tiveram o seu descarte correto e seguro, com os resíduos levados até o destino final mais adequado, de acordo com suas propriedades de impacto ao meio ambiente e com a devida anuência dos órgãos ambientais e emissão de laudo.