iFood começará a testar entregas com robôs autônomos

Os robôs já estão entre nós!

O iFood anunciou que irá usar robôs dentro do seu processo de entrega a partir de janeiro de 2020. Segundo comunicado da empresa, o projeto-piloto será iniciado com um equipamento 100% elétrico, projetado para transportar até 30kg e com autonomia de 12 horas de trabalho.

“O uso de robôs autônomos é um passo em direção à aplicação de inteligência artificial para uma experiência de entrega ainda mais eficiente. É com o olhar para o futuro que estamos sendo pioneiros em testar equipamentos autônomos para entregas, garantindo otimização logística pela complementaridade com outros modais. Depois dos primeiros três meses de teste, teremos uma ideia mais concreta de como poderemos escalar”, conta Fernando Martins, gerente de Inovação Logística da marca.

O robô foi desenvolvido em parceria com a startup brasileira Synkar Autonomous e, em um primeiro momento, o veículo será utilizado apenas em shopping centers e fará a ponte entre o estabelecimento e o entregador, levando o pedido até uma estrutura física onde será feita a retirada para o parceiro responsável. As unidades Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), e Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, serão as primeiras e contar com a central.

A etapa seguinte terá o equipamento fazendo entregas dentro de condomínios residenciais — otimizando o tempo do entregador, que em geral precisa esperar até que o cliente vá à portaria retirar a comida.

Fonte: Computerworld