Grupo New Space anuncia parceria com a Associação Brasileira de CIOs da Saúde (ABCIS)

Iniciativa visa troca de experiências e produção de conteúdo. Primeira ação será a elaboração de um levantamento sobre o atual panorama de adoção de práticas de segurança cibernética no segmento médico-hospitalar.

O Grupo New Space, um dos líderes na oferta de serviços e soluções com tecnologia aplicada para os mais diversos segmentos de negócio, anuncia parceria com a Associação Brasileira de CIOs da Saúde (ABCIS). O acordo visa promover a troca de experiências e conteúdos, inicialmente com foco em Segurança da Informação, com o objetivo de conscientizar os associados e a comunidade como um todo em torno da importância do tema, além de mostrar como o trabalho de prevenção pode ajudar a mitigar os ataques cibernéticos.

“O segmento médico-hospitalar tem sido cada vez mais visado pelos cibercriminosos. Isso ocorre, pois o sequestro de sistemas e a obtenção de dados extremamente sigilosos, como no caso dos prontuários médicos, têm tido um valor cada vez maior no mercado ilícito”, afirma Thiago Bordini, diretor de inteligência cibernética do Grupo New Space. O executivo conta que apenas neste ano já trabalhou em dois casos extremamente complexos e delicados em dois hospitais de São Paulo. “Em um deles, os atacantes se infiltraram nos servidores semanas antes de os criptografarem – com oferta da liberação por US$ 500 mil -, comprometendo a estrutura e a segurança da instituição”, completa Bordini.

Entre as iniciativas propostas na parceria está a criação de grupos de trabalho para avaliar o grau de maturidade em relação a adoção de práticas de segurança por parte de hospitais, laboratórios e demais empresas ligadas à área da saúde. A expectativa é que esses squads produzam um levantamento sobre o atual panorama de segurança cibernética junto aos associados e que os dados obtidos proporcionem a criação de diversos outros tipos de conteúdo, como infográficos, relatórios e E-books. O intuito é entender como estão lidando com os incidentes, como a área de segurança tem atuado dentro das empresas, qual é o budget destinado, como a equipe é formada etc. A partir desse amplo estudo, a ideia, segundo Bordini é “trabalhar na produção de relatórios consultivos, alertando pontos que necessitam de atenção, recomendando ações e ajudar em suas respectivas estratégias”.

Outra ação que está no radar é a promoção de eventos em conjunto. “Estamos estruturando a apresentação de um webinar agora em novembro, onde vamos apresentar números do mercado, cases reais e como os nossos serviços podem agregar do ponto de vista de proteção ao negócio desses associados”, explica o diretor do Grupo New Space. O executivo afirma ainda que também consta no cronograma a ideia de se produzir um case de teste de intrusão junto a um dispositivo médico – máquina de tomografia, de ressonância magnética, ultrassom, ou qualquer outro device desse tipo – para demonstrar as fragilidades e os impactos que um ataque do tipo pode trazer.