Coordenador de Cibersegurança da New Space apresenta casos reais de investigação em crimes cibernéticos na BSides Vitória

Com vasta experiência e atuando diretamente na área de Cyber Security, Daniel Fidelis, Security Coordinator do Grupo New Space é um dos destaques da programação da BSides Vitória, conferência gratuita sobre Segurança da Informação, Cultura Hacker e Tecnologia, que será realizada no dia 30 no CEET Vasco Coutinho, no centro da capital capixaba. Na ocasião, o executivo conduzirá a palestra Forense como Resposta a Incidentes, em que dividirá com o público presente casos reais de investigação de crimes cibernéticos.

Fidélis acredita fortemente que a melhor maneira de combate ao cibercrime, aprimorar skills de profissionais da área e elevar a maturidade de segurança da informação nas corporações é por meio de compartilhamento de informações, principalmente no que se refere ao modus operandi das investigações, o que ainda é algo pouco praticado no Brasil. “A expectativa é a melhor possível, pois a BSides é um dos mais importantes eventos na América Latina, o primeiro estado a promover foi São Paulo em 2012 e, desde então, já foram realizadas 15 edições em nosso calendário nacional”, explica o Security Coordinator responsável por gerenciar e coordenar todas as frentes vinculadas à área de Segurança Digital do Grupo New Space. Para ele, ocasiões como essa são importantes para reunir pessoas do mercado para troca de conhecimentos. “Esse networking é imprescindível para entendermos a atuação, a metodologia, como cada empresa atua em um determinado caso, enfim, são vários os diferenciais”, complementa.

Em pouco mais de 1h, Fidélis irá destrinchar dois casos reais de como o uso de Perícia Forense e Investigação Cibernética do Grupo New Space agilizaram a resposta à incidentes provenientes de crimes cibernéticos. A ideia, segundo ele, é iniciar com uma breve contextualização dos termos e, na sequência, explicar a atuação da empresa no auxílio da resolução dos problemas ocorridos. “Esse trabalho é muito importante, pois permite identificar, a partir da nossa investigação, o modus operandi do crime e do atacante, possibilitando à vítima corrigir suas eventuais vulnerabilidades”.

Em um dos casos, por exemplo, foi possível identificar gaps de segurança relacionados a atualização de equipamentos, tecnologias, aplicações e sistemas operacionais. Em outro, após uma suspeita de que um funcionário insatisfeito teria obtido informações extremamente sensíveis sem autorização, uma grande empresa do setor automobilístico contratou a New Space para realização de perícia forense em um HD externo. “Nossa investigação auxiliou a primeira empresa no aprimoramento de sua maturidade de Segurança Digital. Além disso, confirmou os indícios da segunda”, finaliza.

 

SERVIÇO

BSides Vitória

Quando: 30/7 (sábado)

Local: CEET Vasco Coutinho – Centro – Vitória/ES

Horário: 8h às 17h