Conheças as melhores soluções de ambiente mainframe para seu negócio

A importância está na condução de aplicações de negócios e serviços

Desde sua criação, o ambiente mainframe tem se reinventado para continuar na lista das plataformas mais importantes de TI, das quais as empresas se valem para executar suas operações. Saiba mais sobre ele e como pode ser útil para sua empresa.

O que são sistemas mainframe

O sistema mainframe diz respeito aos computadores que são capazes de processar um grande volume de informações, de forma a otimizar serviços e promover alto desempenho das ações cotidianas das empresas.

Ele consegue oferecer serviços de processamento a uma extensa quantidade de usuários ao mesmo tempo. Dessa forma, milhares de pessoas podem estar conectadas por meio de uma rede ou através de terminais.

No que diz respeito à disponibilidade de aplicações, recuperação de desastres e resiliência, os mainframes oferecem capacidades avançadas de versatilidade e eficácia.

Dessa forma, eles atendem às demandas de volume de processamento e segurança de empresas de médio e grande porte. Entre as grandes incorporações presentes no mundo, estima-se que 90% usam os recursos do ambiente mainframe.

As soluções mainframe podem facilitar o dia a dia de sua empresa

Características dos Mainframes

Virtualização

A tecnologia aplicada às máquinas virtuais aproveita um computador já existente para executar diversos sistemas distintos. Isso evita gastos com novos equipamentos e possibilita a utilização de recursos ociosos do dispositivo.

A virtualização do mainframe permite que uma empresa execute vários serviços a partir de um único servidor ou que determinado membro da equipe teste algum sistema operacional sem a necessidade de instalá-lo.

Nuvem

O conceito de nuvem foi criado a partir das características do ambiente mainframe. A grande vantagem está em adquirir os softwares como serviços e por meio de licenças.

Esse recurso permite diferentes opções de disponibilidade, atualizações e flexibilidade, que são oferecidas através de MIPS ou gigabytes de dados como unidade de recursos.

Plataformas computacionais

Os sistemas mainframes são capazes de operar tranquilamente enquanto utilizam mais de 85% de seus recursos computacionais, sem prejudicar o desempenho dos dispositivos.

Sistemas atuais

Apesar de alguns profissionais da área de tecnologia da informação afirmarem que esse sistema é ultrapassado, a realidade das empresas aponta para outra direção.

Na verdade, os processadores mainframe continuam ativos e promovem ambientes de competitividade, principalmente pela alta velocidade de clock e cache. Além disso, as CPUs estão cada vez mais otimizadas e não perdem em nada para os processadores X86.

Segurança

A maioria dos recursos e funções de um ambiente mainframe é protegida por mecanismos de segurança invioláveis. A plataforma conta com inúmeras funções de criptografia que são implementadas diretamente no hardware.

Isso quer dizer que, para roubar informações, é necessário que o criminoso tenha acesso físico ao hardware. No entanto, mesmo nesse caso, existe um mecanismo de autodestruição presente no mainframe que é acionado quando ocorre algum tipo de adulteração.

Velocidade

Grandes volumes de transações podem ser transferidos em menos de um dia. Isso está relacionado à velocidade de entrada e saída, velocidade de processamento da aplicação e gestão de dados na memória.

A agilidade em processar dados e aplicativos rapidamente implica na capacidade de fornecer o serviço ao cliente on-line em tempo real.

Ambiente de mainframe oferecido pela New Space

A New Space tem mais de 30 anos no mercado e oferece além de ambientes mainframe outras soluções como: RH Digital, Sistema de Prevenção a Fraude e muito mais para sua empresa. Temos uma equipe e infraestrutura de TI altamente capacitadas e com ampla disponibilidade e escalabilidade no processamento das transações corporativas.

Fornecemos para nossos clientes o HIGH CONNECTION®, software de gestão de conectividade, integração entre plataformas e geração de códigos-fontes que permite que as aplicações CICS sejam acessadas por qualquer plataforma.

Sua principal vantagem diz respeito ao recurso multiprotocolo, que configura e customiza ações para diferentes ambientes e distintas necessidades de transmissão de dados das transações corporativas.

Benefícios em adotar um sistema mainframe

Mainframes oferecem uma plataforma de integração vertical que opera por meio aplicações programadas para promover o maior desempenho de seu hardware a partir de um sistema operacional único.

Isso garante a eficiência energética, ao mesmo tempo em que proporciona maior segurança aos usuários. Se sua empresa necessita de um sistema seguro, homogêneo e vertical, esse é o melhor recurso.

Os profissionais da New Space vão te guiar durante todo o processo de gestão e otimização do seu ambiente mainframe, de forma a minimizar os impactos e realizar uma transição segura e eficaz.

Além disso, os mecanismos de conectividade são direcionados de acordo com as necessidades do seu negócio, de forma a garantir a facilidade na customização e na utilização da plataforma.

Não deixe de solicitar uma abordagem consultiva para que as melhores decisões sejam tomadas e soluções personalizadas sejam providenciadas, de forma a garantir o sucesso de sua empresa.